Prédio do Legislativo

Custo da obra não teria observado aspectos de segurança do trabalho

Marcelo Martins

A obra do prédio da Câmara de Vereadores de Santa Maria, iniciada em 2012 e parada desde janeiro de 2013, não deve ter sua retomada tão cedo. O presidente do Legislativo, Werner Rempel (PPL), havia pedido, ainda em março, que engenheiros do Executivo pudessem avaliar a obra e, por consequência disso, atualizassem seu valor. Contudo, o Setor de Engenharia da prefeitura, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, pediu um prazo maior para a conclusão dos serviços: 20 dias. A informação foi confirmada por Rempel ao Diário.

Segundo o presidente da Casa, preliminarmente, os engenheiros relataram a ele que a origem do problema pela não retomada das obras estaria na não observância das questões ligadas à segurança do trabalho. Conforme Rempel, após a interrupção das obras, quando em 2013 o Ministério do Trabalho e Emprego embargou o prédio, a Câmara não fez uma nova atualização da obra. De acordo com os engenheiros, os sucessivos embargos trouxeram uma desvalorização do custo para a retomada da obra. Porém, nenhuma atualização foi feita. Essa situação acabou por impactar na tentativa de uma licitação, ainda em dezembro do ano passado, para a volta dos operários ao canteiro de obras.

_ Os engenheiros relataram que as questões de segurança do trabalhador não foram observadas _ diz Werner.

A obra está orçada em R$ 4,9 milhões. No final do ano passado, a Câmara devolveu à prefeitura R$ 2,4 milhões por não haver empresa interessada em retomar os trabalhos.

Pacto pela continuidade e fim da obra

Para as próxima semanas, o presidente do Legislativo diz que irá convocar uma reunião com todos os parlamentares da Casa. A intenção, segundo ele, é fazer com que durante os próximos dois anos de legislatura, que se encerra em 2016, sejam de comprometimento com a conclusão da obra:

_ Vou chamar uma reunião para que os próximos presidentes, em 2015 e 2016, se comprometam em dar continuidade e, principalmente, conclusão às obras. Eu, enquanto estiver à frente da Casa, vou ne empenhar ao máximo para que tudo tenha a maior celeridade possível.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Resumo do Bom Dia Rio Grande - RBS TV

Próximo

Resumo do Correspondente Ipiranga 8h - Rádio Gaúcha

Geral